Clinica Global Odonto
  • Home
  • A Clínica
  • Experiência
  • CONFIANÇA
  • Espaço saúde
  • Fale conosco
  • Home
  • A Clínica
  • Experiência
  • CONFIANÇA
  • Espaço saúde
  • Fale conosco

NESTE ESPAÇO ESTAREMOS PERIODICAMENTE INCLUINDO IMPORTANTES DICAS PARA A SUA SAÚDE.

Imagem

Vinho tinto mancha os dentes?

Imagem
Um bom vinho tinto pode nos proporcionar muito prazer através de seus variados sabores e características peculiares a seus mais variados tipos, além dos já muito discutidos benefícios à saúde. Mas, sim, sem os devidos cuidados, ele pode manchar os dentes.

Os vinhos tintos possuem acidez que contribui muito para a desmineralização dos dentes e permite também a fixação dos pigmentos naturais da bebida. Além disso, a ingestão excessiva de qualquer bebida alcoólica diminui consideravelmente o volume de saliva, prejudicando o ajuste natural do nível de pH da boca e consequentemente favorecendo a formação de placas bacterianas e também o acúmulo do tártaro.

Para minimizar esses efeitos, a observância dos hábitos de higiene bucal, tais como frequente escovação e uso de fio dental, é fundamental para podermos continuar apreciando com saúde essa bebida tão nobre, já que o acúmulo de placas bacterianas e de tártaro nos dentes interfere diretamente na percepção do paladar e na presença de odores desagradáveis na boca. Assim sendo, após uma deliciosa degustação, proceda com uma boa higiene bucal.

Outra dica é tomar água junto com o vinho, mantendo a proporção de um copo de água para cada taça de vinho. A água ingerida junto com o vinho diminui a acidez responsável por facilitar a fixação da pigmentação nos dentes, além de fazer o papel de hidratante da boca.

​Além desses cuidados, é oportuno lembrar também que para a boa manutenção da saúde bucal é fundamental uma remoção profissional das placas e do tártaro, feita semestralmente pelo dentista.

Língua geográfica?

Língua geográfica é uma manifestação que pode se apresentar em placas ou ranhuras no dorso da língua. Normalmente é mais comum na infância do que na idade adulta e não se sabe a origem desse fenômeno.

O nome língua geográfica é porque, quando olhamos a língua de cima, as ranhuras e placas lembram um mapa com suas divisões, parecendo rios, estradas, estados ou países.

É muito comum que essas manifestações desapareçam no final da infância, podendo ou não reaparecer na idade adulta em caso de estresse.

Imagem
​​Não há motivo para preocupações, pois a língua geográfica não atrapalha nenhuma das funções da língua. É somente recomendável manter sempre uma boa higiene da língua.

Halitose ou mau hálito

​A halitose, mais comumente chamada de mau hálito, é o odor fétido que exalam algumas pessoas durante a fala ou até mesmo durante a respiração.

​A maioria os casos de mau hálito é iniciada na boca e suas causas mais comuns são:
- Restos de alimentos derivados de alimentos com mau cheiro, como cebola e alho.
- Fumo
- Ingestão de bebidas alcoólicas
- Infecções respiratórias
- Refluxo ácido
- Higiene bucal inadequada (gengivite)

​É fundamental fazer uma higiene bucal completa, em casa, duas vezes por dia, escovando os dentes com creme dental antibacteriano, usar o fio dental, higienizar próteses e usar um antisséptico bucal sem álcool.
 Imagem
​Se você realmente deseja saber a causa do seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação do seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito e indicar o melhor tratamento.

Dentes Fortes

Imagem
Costumamos escutar observações bem interessantes sobre como as pessoas entendem sobre como deveria ser a qualidade dos dentes. Frases como: “Sempre tive dentes fracos”, ”Quando meus dentes começarem a cair...”, “dentes podiam nascer novamente sempre que fossem perdidos”, são rotineiras no dia a dia da clínica.

É interessante saber que, um tubarão, pode ter até 60 dentes dispostos nos maxilares superior e inferior. Dentes que ao longo da vida desse fabuloso animal, são perdidos e substituídos até 30 mil vezes. Isso mesmo, sempre que um cai nasce outro no lugar!

Outro sortudo de dentes fortes são os castores, que usam seus dentes para cortar troncos de árvores imensas e os mesmos crescem a vida inteira à medida que vão sendo desgastados pelo intenso uso.

Os humanos não contam com essas vantagens naturais que o tubarão e o castor possuem. No entanto, mesmo assim, com os cuidados preventivos e curativos hoje existentes, também podem contar com dentes fortes por toda a vida.

A importância da Ortodontia

A maioria das pessoas acha que a aplicação de um aparelho ortodôntico só traz benefícios estéticos, o que não é verdade. Os benefícios vão desde um sorriso bonito até a melhoria da saúde, como nos exemplos que seguem:

• Higienização bucal mais fácil e eficiente. Com os dentes alinhados, a escovação e o uso do fio dental ficam mais fáceis, possibilitando alcançar “novas” áreas;

Imagem
• Auxílio na prevenção e no tratamento de problemas e dores nas mandíbulas. Em muitos casos, o tratamento ortodôntico pode eliminar as dores que algumas pessoas sentem durante a mastigação, que são causadas por uma mordida desalinhada;

• Melhoria da fala. Enrolar a língua e/ou cuspir enquanto fala são problemas que também podem ser resolvidos através do tratamento ortodôntico;

• Auxílio na qualidade da digestão, pois com o alinhamento da mandíbula, consequentemente há uma melhora na mastigação, favorecendo a eficácia da digestão.

Se você tem algum desses inconvenientes, podemos ajudar!


Por que tratamos o canal de um dente?

O tratamento de canal em um dente é indicado quando a polpa, popularmente chamada de “nervo” do dente, apresenta inflamação (pulpite), que pode ser decorrente de cárie profunda, fratura do dente ou por causa de alguma inflamação ao redor da raiz do dente.

A inflamação pode causar dor quando há uma formação de abcesso, que ocorre durante um processo agudo ou ser assintomática, sem provocar dor.

Através de técnicas específicas, a polpa inflamada é removida, os canais do dente são saneados e fechados com um material obturador no interior da raiz, onde ficava a polpa anteriormente.
Imagem
​O dente com o canal tratado não fica “morto”. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o dente continua com o seu ligamento periodontal vivo, o que permite que ele continue com suas funções normais.

Devido ao desenvolvimento das técnicas e materiais empregados nos tratamentos endodônticos, o tratamento de canal pode ser realizado em uma única consulta, porém, em alguns casos, pode haver a necessidade de mais consultas para a conclusão do tratamento.
Vale a pena lembrar que após a conclusão do tratamento de canal o dente precisa receber uma restauração definitiva, pois a ausência de dores não significa que o dente não esteja suscetível à cárie.

As incômodas aftas

A afta é uma úlcera que pode surgir em qualquer ponto da cavidade bucal, até mesmo na garganta. São lesões geralmente ovais, lisas e esbranquiçadas, que podem ser únicas ou múltiplas, apresentando diferentes tamanhos.

São lesões benignas e muito dolorosas, causando grande incômodo e duram em média treze dias. Porém, em casos de aftas muito grandes, que são mais raros, as lesões podem durar mais de quarenta dias.

Imagem
As aftas são causadas normalmente por desequilíbrio do sistema imunológico, trauma local, problemas gástricos ou por determinados alimentos.

O tratamento da afta é basicamente o alívio dos sintomas e acelerar a cicatrização com o uso de bochechos e pomadas específicas. Mesmo sendo lesões benignas, se as aftas forem muito grandes, recorrentes e durarem mais do que três semanas, um dentista deve ser consultado.


Refrigerantes: um problema para os dentes

Os refrigerantes são uma das maiores causas das cáries. Os ácidos e os subprodutos acidíferos do açúcar presentes neles desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação da cárie. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.

Refrigerantes sem açúcar são menos prejudiciais. No entanto, por também serem acidíferos, também causam problemas.

Algumas pessoas, independente da idade, chegam a beber 12 refrigerantes por dia. Além da quantidade exagerada, porções maiores também agravam o problema. De 180 ml na década de 80, o tamanho do refrigerante aumentou para 570 ml atualmente.

O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Conforme as pessoas vivem mais, a probabilidade de apresentar problemas também aumenta.

Algumas medidas que podem ser tomadas para minimizar o problema:

1) Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas e estimule seus filhos a fazer o mesmo.

2) Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.

3) Use creme dental e enxaguatório com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor.

4) Faça aplicação de flúor com um profissional: Seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução.


Lentes de Contato Dentais

​​Antigamente, pequenas imperfeições nos dentes só podiam ser restauradas com resinas ou espessas faces de porcelana, que exigiam um desgaste prévio do dente para sua adaptação e que, ainda assim, muitas vezes se soltavam e/ou apresentavam problemas de coloração.
​
As Lentes de Contato Dentais também são faces de porcelana, porém ultrafinas, como as lentes oculares, que são cimentadas nos dentes, eliminando as imperfeições. Atualmente elas são um ótimo recurso por serem muito mais conservadoras, confiáveis e de rápida aplicação.
Entre as muitas indicações para as Lentes de Contato Dentais, estão:
​
1- Reparo de dentes anteriores com pequenas fraturas ou rachaduras;
2- Pequenas alterações na cor e/ou no formato de um ou mais dentes;
3- Fechamento de diastemas (espaço fora de padrão entre os dentes anteriores);
4- Alinhamento de dentes com pequenas imperfeições na posição.
Imagem
É sempre importante lembrar que somente uma cuidadosa avaliação do seu dentista é que poderá garantir a melhor escolha de tratamento para cada caso.

Implante Dentário

Imagem
Implante Dentário é a colocação cirúrgica de um pino de titânio na arcada dentária, com o objetivo de substituir a raiz de um dente perdido. Uma vez colocado o implante, este sofre uma osseointegração feita pelo organismo, possibilitando assim a colocação de um novo dente confeccionado em porcelana.

Os implantes dentários são hoje, de longe, a melhor opção para substituir dentes perdidos. De uma maneira geral, qualquer pessoa com um bom estado de saúde geral está apta a receber um implante dentário.

Atualmente, o índice de sucesso de colocação de implantes é de 98%. Com a ajuda de exames de imagens e com o estudo da situação clínica do paciente, é possível planejar a solução mais adequada para cada caso. Inclusive, todo o procedimento é muito tranquilo em relação à dor, sendo somente necessária anestesia local.

​Consulte-nos para conhecer as melhores possibilidades.

O que é gengivite?

Gengivite é a inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana (película viscosa que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva).

Essa placa precisa ser removida diariamente, pois as bactérias presentes nesse material produzem toxinas que irritam e inflamam a gengiva. No estágio inicial, os danos aos dentes, gengiva e osso podem ser revertidos facilmente. Porém, se não for logo diagnosticado o problema, a gengivite pode evoluir para doença periodontal, onde já existe um comprometimento  no osso e demais tecidos de sustentação dos dentes, causando o abalo dos mesmos.

Se sua gengiva está vermelha, sensível, inchada ou se sangra durante a escovação, procure imediatamente um dentista e evite problemas maiores como o mau hálito e até a perda dos dentes.


Dentista como um amigo

Imagem
Estamos no mês das crianças e, pensando em seus luminosos sorrisos, vamos falar sobre a promoção de saúde bucal para conservar sempre essa alegria.

Assim que os primeiros dentes do seu bebê começam a nascer, você já pode leva-lo a uma consulta com um odontopediatra. É muito importante que desde cedo o dentista seja mostrado como um amigo que irá ajudar a manter a boa saúde da boca. Esse contato precoce com o especialista vai prevenir não só as temidas cáries, mas também o medo de dentista.

As consultas ao odontopediatra devem ser a cada seis meses, para o acompanhamento da erupção dos dentes, reforço da orientação de higiene bucal, além de estabelecer a confiança da criança na figura do dentista.
Assim, com educação e confiança, criamos uma base forte que nossas crianças levam para toda vida, favorecendo um futuro sem problemas bucais.

Como cuidar e quando substituir sua escova dental

1) Após a escovação, enxágue bem a sua escova em água corrente.
2) É bom armazená-la sempre em pé para que possa secar naturalmente. No caso de lugares sem ventilação, certifique-se que ela esteja completamente seca antes de guarda-la.
3) Guarde as escovas de sua família de forma que não encoste umas nas outras, evitando a propagação de gripes e outras infecções.
4) Escovas novas são mais eficientes para a manutenção da saúde dos dentes e gengivas. Então, substitua sua escova sempre que as cerdas começarem a deformar e após uma gripe e/ou infecção de garganta.
5) Transporte sua escova sempre em uma embalagem que evite que suas cerdas fiquem comprimidas e, lembre-se, só guarde-a na caixa quando estiver bem seca.

Pasta de dentes com ou sem flúor para as crianças pequenas?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes que verificamos que os pais têm ao iniciar os cuidados com a saúde bucal das crianças.

Vamos lá, já está mais do que comprovado que o flúor é um grande aliado na prevenção da cárie dental. O que é preciso ficar atento é para a quantidade de pasta fluoretada que usamos na escovação dos dentes dos pequenos que ainda não conseguem controlar totalmente a deglutição, domínio que só deve ocorrer entre os 4 e 5 anos de idade. A ingestão de quantidades indesejáveis de flúor pode causar a fluorose, que é caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas na dentição permanente, embora geralmente não cause danos à estrutura dental. Então, o segredo está em usar bem pouca pasta. Uma boa referência para a quantidade certa é a de um grão de arroz cru, somente.

Isso mesmo pais, a partir do nascimento dos molares de leite, que ocorrem em torno de 14 meses, devemos sim iniciar a escovação dos dentes das crianças com creme dental fluoretado 3 vezes ao dia, na quantidade indicada. Para o caso das crianças que fazem escovação em escolas ou creches, sem uma supervisão mais rígida, é válido o uso da pasta de dente sem flúor, porém é importante que o flúor seja utilizado em casa sob a supervisão de um adulto.

Imagem

Pastas de dentes clareadoras realmente funcionam?

Frequentemente atendemos pacientes que fazem uso de cremes dentais clareadores por conta própria muitas vezes por um longo período. Muitos deles nos afirmam que tiveram resultado e que seus dentes realmente clarearam. Nesses casos, o que ocorre, é que as pastas de dentes “clareadoras” possuem em sua composição uma quantidade maior de abrasivos, como por exemplo a sílica, que funcionam mais como um removedor de manchas e não como os  clareadores utilizados nos tratamentos feitos pelo dentista.

O grande problema dessas pastas é que seu uso prolongado pode causar um desgaste excessivo nos dentes, causando sensibilidade e contraditoriamente o amarelamento dos dentes, pois desgasta o esmalte, que é a camada mais clara dos dentes.
Imagem
Então, cuidado! Sempre consulte o dentista antes de fazer uso de qualquer substância química na sua boca.

O que fazer quando a gengiva está avermelhada?

A gengivite é uma inflamação causada pela negligência da saúde bucal, que acaba formando placas bacterianas na gengiva que endurecem e criam várias feridas que podem afetar os ossos e seus ligamentos nos dentes. Quando a gengiva se apresenta avermelhada, inchada e com surgimento de sangue nas escovações, pode-se concluir que já há um quadro de gengivite.

Sem os cuidados necessários, a gengivite pode evoluir para a periodontite, uma forma mais grave da doença que compromete todos os tecidos ao redor do dente (periodonto) que promovem sua sustentação, provocando reabsorção óssea, retração da gengiva e, consequentemente, mobilidadade e perda dos dentes.
Imagem
Ao observar vermelhidão, inchaço, sangue, ferimentos ou outros problemas na gengiva, um dentista especializado deverá ser consultado o mais rápido possível.

Alguns cuidados que devem ser realizados no dia a dia para evitar a gengivite:

- Escovar os dentes do modo correto, no sentido da gengiva para a ponta dos dentes, com pelo menos três passagens em cada dente;
- Utilizar o fio dental regularmente antes das escovações, adentrando ligeiramente por baixo da gengiva nas junções;
- Evitar o tabagismo;
- Ter consultas com o dentista regularmente, de preferência a cada seis meses.

Os dentes do siso ao nascerem podem desalinhar outros dentes?

Muito frequentemente escutamos dos nossos pacientes adultos, que desejam colocar aparelho, a seguinte afirmação: “Quando meus sisos nasceram entortaram meus dentes incisivos inferiores”. Porém, essa é mais uma das muitas crenças que circulam por aí relacionadas aos terceiros molares ou mais conhecidos como dentes do siso.

São muitos os fatores que podem levar à movimentação de dentes em adultos e muitos deles se iniciam justamente no final do crescimento das arcadas, juntamente com a erupção dos dentes do siso, causando a impressão de que estes dentes são os grandes vilões do alinhamento dentário. Entretanto, a verdade é que os dentes do siso não têm força suficiente durante sua erupção na cavidade bucal para mover outros dentes e, portanto, o apinhamento dos dentes anteriores pode ser observado também em adultos que não têm os dentes do siso.

Independente da necessidade de colocar aparelhos ortodônticos, recomendamos que as pessoas entre 16 e 19 anos tenham seus dentes do siso examinados. Pois, em alguns casos, estes dentes erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados, podendo causar dor e/ou inchaço.

Antibióticos enfraquecem os dentes das crianças?

Com as grandes variações climáticas que acorrem nesta época do ano, aumenta o número de doenças virais e manifestações alérgicas que acabam levando muitas crianças a precisarem fazer uso de antibióticos. Consequentemente, aumenta  também a angústia dos pais que, além das preocupações com os filhos doentes, ainda ficam com medo dos antibióticos “estragarem” os dentes das crianças por torna-los mais suscetíveis à doença cárie.

Porém, isso não passa de mais um mito entre muitos que envolvem a saúde bucal. A cárie é uma doença causada por 3 fatores fundamentais: microrganismos específicos, dieta e higiene. Então, se os antibióticos agem no combate de muitas infecções bucais, esses medicamentos por si só não são capazes de causar a cárie. O que pode ocorrer sim é que, durante o período da doença da criança, os hábitos de higiene bucal e cuidados com a dieta sejam colocados de lado ou, em raros casos, pode existir açúcar na composição de alguns xaropes usados no tratamento.


Vale a pena também colocar que a tetraciclina, que é um antibiótico, pode causar manchas nos dentes de leite ou permanentes, mas nunca cárie ou enfraquecimento da estrutura dentária. Por isso este antibiótico não vem mais sendo prescrito atualmente.

Imagem
Então, vamos prestar atenção na alimentação e na higiene bucal das crianças todos os dias e tirar essa preocupação da cabeça!

Placas para Bruxismo

O Bruxismo é o hábito não funcional de ranger ou apertar os dentes, podendo ocorrer durante o sono ou mesmo quando estamos acordados.

Sua causa é multifatorial, sendo comumente associada a fatores psicológicos ou neurológicos, relacionados ao mau posicionamento dos dentes. Uma vez estabelecidas essas condições, alguns hábitos também podem acarretar no Bruxismo, como por exemplo mascar chicletes ou roer unhas.

Imagem
Já se sabe também que, com o aumento dos quadros de excesso de ansiedade desenvolvidos nos últimos anos, já existem casos de desenvolvimento de Bruxismo pelo excesso de tempo de uso de computadores, smartphones e até mesmo pela permanência exagerada no trânsito das grandes cidades.

O Bruxismo tem como consequência o desgaste anormal dos dentes e articulações, dores de cabeça, retração das gengivas e/ou fraturas dentárias.
O tratamento para esse problema é multidisciplinar e deve iniciar com a avaliação de um dentista, que na maior parte dos casos irá confeccionar uma placa de mordida para o paciente. Após o bloqueio dos efeitos do Bruxismo, deve-se prosseguir com a identificação e tratamento das causas.

Próteses Removíveis Flexíveis

Muitas pessoas possuem indesejáveis ferragens aparentes no sorriso, mas que, por uma questão de condição médica desfavorável, financeira ou mesmo medo, têm aversão a cirurgias de implantes.

Como o nome mesmo já diz, as Próteses Removíveis Flexíveis são aquelas que substituem a perda total ou parcial dos dentes, porém que são fixadas por imperceptíveis grampos flexíveis de resina, ajudando a recuperar as funções mastigatórias e fonéticas normalmente, além dos benefícios no efeito visual.
Confira com a gente as melhores opções para cada caso.
Imagem

Aparelhos Ortodônticos de Safira

Atualmente os aparelhos ortodônticos são cada vez mais utilizados por adultos que, além do resultado do tratamento propriamente dito, precisam de opções mais estéticas para o dia a dia. Uma dessas opções para esse público são os aparelhos com brackets monocristalinos, que são os muito falados aparelhos de SAFIRA.
Imagem
Imagem
Esses aparelhos  mimetizam a cor dos dentes do paciente tornando-os ainda mais naturais e discretos que os aparelhos de porcelana. Vale a pena conferir essa opção.

Presente para o dia dos pais

Os homens estão se cuidando mais, isso não é mais novidade para ninguém. É crescente nos dias de hoje o aumento do interesse dos homens por produtos que valorizam cada vez mais a sua aparência. Essa tendência é notória com o aumento da oferta de cosméticos, moda, tratamentos de beleza e cuidados com a saúde direcionados para os homens. E essa oferta cresce junto com o interesse dos homens em ter uma aparência que reflita sua atitude frente a um mundo cada vez mais competitivo. E o que é mais bonito do que ter saúde? É ter essa condição refletida em um belo sorriso!

Tratamentos dentários bem simples e rápidos, como o clareamento dentário, restaurações estéticas, faces de porcelana, entre outros,  já estão disponíveis para a valorização desse bem precioso que é indispensável para todos que querem não somente valorizar sua aparência, como também promover sua saúde.

Então fica a dica, no mês dos pais, vamos dar mais motivos para esses homens que podem ser também  filhos, maridos ou namorados motivos para sorrir mais.

Dicas para um sorriso encantador

- Escove os seus dentes sempre com calma. Uma escovação cuidadosa é melhor que várias escovações rápidas.

- Use sempre o fio dental. Nada mais pode substituí-lo para uma higiene realmente completa. Peça a seu dentista orientações sobre as melhores técnicas para a devida utilização desse fundamental aliado da saúde bucal.

- Evite "beliscar" durante os intervalos das refeições. Desta forma você permite a remineralização dos dentes feita pela saliva durante essas pausas.

- Sempre consulte o seu dentista antes de testar novos produtos ditos "milagrosos". Só ele pode orientá-lo sobre o que é melhor para a sua saúde.

- A prática de hábitos saudáveis só nos traz benefícios. Sorria sempre!

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.